Expresso

O Expresso para iPhone, iPad e iPod Touch é um aplicativo móvel desenvolvido no Brasil pela CELEPAR (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) no qual tive a oportunidade de desenvolver todo o código em Objective-C, Projeto de usabilidade e Desenho da Interface que foi projetada para proporcionar uma experiência agradável de leitura e envio de emails, em uma solução que também conta com catálogo de Endereços e Agenda Corporativa.

O Aplicativo do Expresso já foi aprovado pela Apple, e deverá ser liberado oficialmente para o público no dia 27 de Novembro as 15h onde ocorrerá um evento no espaço Santos Dumont na CELEPAR e contará com a presença de todos os funcionários da empresa. Esta data foi escolhida pois a CELEPAR irá comemorar seu aniverssário de 48 anos realizando também o lançamento do Expresso.

Este é um marco importante pois além de ser o primeiro aplicativo móvel desenvolvido pela empresa, através da AppStore a Celepar também estará inaugurando um novo canal de comunicação com o cidadão paranaense. Este é o primeiro de muitos outros aplicativos que a empresa irá desenvolver no futuro, e já está sendo preparado uma equipe para o desenvolvimento interno de aplicações móveis.

Inicialmente este aplicativo atenderá aos usuários do estado do Paraná que hoje somam mais de 130 mil, mas o projeto nasceu com o conceito de que ele deverá estar disponível para toda a comunidade do Expresso Livre e suas 150 empresas, acredito que muito em breve outras empresas também começarão a usar este aplicativo.

Desenvolvemos um aplicativo em 3 idiomas que conta com Email, Catalogo de Endereços e Agenda, fizemos também a redefinição da interface, projetamos uma nova interface especifica para estes dispositivos visando principalmente a usabilidade e velocidade do aplicativo. Utilizamos recursos nativos, como por exemplo a câmera do dispositivo, e visualização de anexos.

Tão importante quanto a interface é o motor do Expresso, durante este ano a equipe da DISER (área responsável pela manutenção do Expresso na Celepar), redefiniu conceitos e atualizou a infra-estrutura de nossos ambientes,  desenvolvemos em paralelo um barramento de serviços para o expresso, Deixando desta forma 30% do caminho preparado para o desenvolvimento na plataforma Android.

Estou muito feliz por fazer parte deste projeto, espero dar continuidade neste trabalho com novas melhorias, e também em breve poder participar de outros projetos tão empolgantes quanto este.

Durante o evento, o vídeo abaixo será exibido para celebrar o lançamento do primeiro aplicativo móvel desenvolvido pela Celepar.

Para conhecer melhor o aplicativo e saber mais informações sobre o projeto, visite a página feita especialmente para ele: http://www.expressolivre.org/ios/

 

Leia Também: