Como foi o desenvolvimento do jogo Rocket Plane – Parte 2

0

Posted by Jair Pereira | Posted in Aplicativos, Dicas | Posted on 14-05-2013

Um pouco antes de começar o projeto, como eu já tinha sofrido bastante desenvolvendo meu outro jogo o Chicken Heroes. Desta vez eu resolvi começar direito, afinal eu já sabia (OU PENSAVA QUE SABIA) as dificuldades que iria encontrar no caminho. Então resolvi entrar em contato com um amigo William que também era programador, e perguntar se ele tinha interesse em fazer um jogo junto comigo.

O William não só aceitou como também já comprou no mesmo final de semana um macbook usado e um ipad novinho, e conseguiu contato com um designer o Flavio que também aceitou se juntar a equipe do Rocket Plane. Eu estava vendo aquele momento como o começo da minha empresa de Jogos. Começamos a definir o projeto, e como seriam os aviões, os obstáculos que eles iriam encontrar, etc… Fizemos em forma de texto um documento no Google Docs, onde todos compartilhavam e escreviam as coisas legais que poderíamos fazer no jogo. E começamos a nos reunir nos finais de semana em minha casa, onde montei um pequeno escritório com uma bancada pra colocarmos os notebooks.

Era tudo muito bonito, mas infelizmente nossa parceria não pode continuar porque não conseguiamos nos reunir todos os finais de semana por diversos motivos. O William acabou tendo que sair do projeto por problemas pessoais e o Flavio não podia todos os finais de semana e também não estava conseguindo fazer os desenhos durante a semana. Durante dois mêses tivemos no máximo 2 sábados reunidos no qual os 3 puderam estar juntos. Não houve brigas, discussões nem nada do tipo, apenas chegamos a conclusão que não daria certo porque não tinhamos como nos encontrar.

“Na primeira vez que você começar a tentar resolver um problema, as primeiras soluções que você terá são muito complexas, e a maioria das pessoas param por aí. Mas se você continuar, e conviver com o problema e descascar mais camadas da cebola fora, você pode muitas vezes chegar a algumas soluções muito elegantes e simples. A maioria das pessoas simplesmente não coloca o tempo ou a energia para chegar lá.”

Steve Jobs.

Desta forma como eu sou teimoso, eu resolvi continuar o projeto sozinho. O principal problema disso era que o projeto era GIGANTE para três pessoas, imaginem para uma…

A idéia principal se passava em uma escola, aonde as crianças iriam jogar os aviões de papel, e o avião percorreria vários cenários da escola, como por exemplo as salas de aula, corredores etc…

Para que vocês tenham uma idéia, eu vou colocar apenas uma parte desse documento com as principais idéias de cenários que tivemos na época:

Idéias para cenários:

  • Sala de aula padrão com carteiras, quadro negro, etc
  • Sala com projetor/videos
  • Corredor com bebedouro, quadros, murais, vassoura, balde.
  • Biblioteca com armários
  • Corredor
  • Escadas para ir para o primeiro ou segundo andar…
  • Sala de Educação Física
  • Laboratório de quimica
  • Corredor apenas com mural (acesso a outras coisas apenas como cenário)
  • Banheiro
  • Parquinho
  • Berçario
  • Sala da Tia da Limpeza.
  • Sala de Troféis e Quadros
  • Sala de aula infantil (crianças menores de 4 anos)
  • Quadra de Futebol / Volei
  • Sala dos Professores
  • Sala do Diretor

Sem falar que não estava definido ainda se o jogo seria uma fase única ou em várias fases. Mas no final de tudo ainda teríamos a Edição Haloween do jogo (hahaha).

Acredito que vocês consigam imaginar que com todos esses possíveis cenários e todas as complexidades que haveriam em cada um deles, eu iria ficar desenhando por pelo menos uns 3 anos antes de ter que programar uma linha de código. Por exemplo o laboratório de química, eu queria que tivessem aqueles tubos de ensaio soltando bolhas que empurrariam o avião… Um ventilador de teto que empurrava o avião para baixo.

Enfim, as idéias eram fantásticas mas devido a minha situação era simplesmente inviável, por um tempo eu tentei persistir em algumas dessas idéias, mas chegou um momento que eu me dei conta do óbvio, eu tinha que simplificar a idéia mas não podia simplificar muito senão o jogo também perdia o sentido.

“Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você irá se focar. Mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de outras boas idéias que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente.”

 Steve Jobs.

 

“Este tem sido um de meus mantras – foco e simplicidade. O simples pode ser mais difícil do que o complexo: é preciso trabalhar duro para limpar seus pensamentos de forma a torná-los simples. Mas no final vale a pena, porque, quando chegamos lá, podemos mover montanhas.”

 Steve Jobs.

 

Como a idéia se passava em uma escola, fizemos um protótipo inicial das telas desenhei elas no Adobe Ilustrator e chegamos de fato a programar essas telas e a interação entre elas. Também programamos um protótipo de um modelo de avião circulando em um corredor aonde só tinhamos as paredes e alguns obstáculos como moedas, ventilador, bola, etc… E tudo isso rodava no Android (meio lento mais rodava)…

Felizmente eu tenho uma cópia deste protótipo rodando em meu iPad até hoje, por isto consigo compartilhar com vocês algumas das imagens de como era o jogo no começo:

 

Primeiro Protótipo:

img_0014
img_0015
img_0018
img_0019
img_0020
img_0233
img_0235
img_0239
img_0240
img_0241
img_0286
img_0288
NextGen ScrollGallery thumbnailNextGen ScrollGallery thumbnailNextGen ScrollGallery thumbnailNextGen ScrollGallery thumbnailNextGen ScrollGallery thumbnailNextGen ScrollGallery thumbnailNextGen ScrollGallery thumbnailNextGen ScrollGallery thumbnailNextGen ScrollGallery thumbnailNextGen ScrollGallery thumbnailNextGen ScrollGallery thumbnailNextGen ScrollGallery thumbnail

 

Como simplificar uma idéia?

 

Sei que muitos que estão lendo, pensariam que eu já estava com o produto pronto que era só mudar algumas coisas colocar mais alguns obstáculos, deixar ele mais apresentável e publicar. Mas se eu fizesse isso eu estaria matando a idéia e não melhorando ela. Aprendi que na verdade eu precisava recomeçar de novo, mantendo somente as idéias que eram realmente boas e tangíveis.

 ”Tenho tanto orgulho das coisas que deixamos de fazer, como tenho das coisas que fazemos!”

Steve Jobs.

Resolvi fazer uma fase única e um cenário único, a idéia do avião batendo no teto da sala de aula não me agradava então resolvi fazer o jogo a céu aberto dando uma possibilidade do jogador voar mais alto, as cores em tom marrom também não combinavam com a alegria e a felicidade que um jogo deve proporcionar.

Não estar mais limitado a uma escola, foi de longe uma das melhores escolhas que eu poderia ter feito, não porque as idéias eram ruins, mas as idéias da escola eram tantas que somente uma pessoa não poderia fazer, e se ao final eu fizesse somente “meia escola” e não uma escola completa isso tornaria o jogo inviável. Foram diversos aspectos que foram alterados e melhorados constantemente…

E quanto a você já começou a sua idéia? Já definiu seus objetivos? Já pensou em simplificar ao máximo?

Deixe aqui seus comentários, suas experiências também podem ajudar outras pessoas.

Eu também separei algumas imagens que demonstram a evolução de algumas telas do jogo, espero que gostem:

 

Evolução da tela Inicial

 
 

home_1
home_2
home_3
NextGen ScrollGallery thumbnailNextGen ScrollGallery thumbnailNextGen ScrollGallery thumbnail

 

Evolução da tela de Comprar

 
 

img_0020
shop_2
shop_3
NextGen ScrollGallery thumbnailNextGen ScrollGallery thumbnailNextGen ScrollGallery thumbnail

Evolução da tela de Seleção de Avião

 
 

selplane_1
selplane_2
selplane_3
NextGen ScrollGallery thumbnailNextGen ScrollGallery thumbnailNextGen ScrollGallery thumbnail

 

 

Comments Closed

Comments are closed.